Consulta CPF – Dicas Sobre Consulta CPF na Receita Federal

A consulta CPF consiste no ato de verificar se há alguma pendência relacionada ao seu nome originada por dívidas não pagas ou por algum tipo de regularização cadastral ou de outro fim junto à Receita Federal. Esse tipo de consulta é muito utilizado por toda a população e possui algum tipo de dívida e tem duvidas quanto ao pagamento total da mesma.

Consulta CPF - Dicas Sobre Consulta CPF na Receita Federal

(Foto: Divulgação) Consulta CPF na Receita Federal e Outros

Como realizar consulta CPF

Entretanto, muitos indivíduos se questionam sobre a forma com que podem consultar sua situação junto aos serviços de proteção ao crédito e a Receita Federal. Assim, uma das ferramentas mais utilizadas e mais fáceis para realização da consulta CPF é a internet. Contudo, ao fazer esse tipo de busca nos provadores de pesquisa mais comuns aparecem uma infinidade de sites e meios de consultar a situação, mas cabem algumas dicas e alguns cuidados sobre isso.

O site da Receita disponibiliza em seu portal uma ferramenta de consulta, mas a mesma limita-se a comprovar a situação cadastral do indivíduo no CPF, sem fornecer informações relacionadas à situação fiscal do indivíduo ou o famigerado “nome sujo”. Se a intenção é esse tipo de consulta, como ao Serasa ou SPC, é necessário dirigir-se a uma agência direta desses órgãos ou então recorrer a alguma empresa que realize o serviço, que em quase todos os casos é pago.

No entanto, é necessário que ao recorrer a alguma dessas empresas realizar uma análise criteriosa da credibilidade da mesma, já que para a consulta será necessário que você informe seus dados de cadastro no CPF, o que pode ser utilizado para fins não lícitos, como realização de compras e apropriação dos dados para transações. Do mesmo modo, algumas dessas páginas oferecem a oferta de “limpar o nome sujo”, o que deve ser ignorado, uma vez que esse processo não é fácil assim.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *