Consulta IPVA – Como Consultar o IPVA 2014 / 2015 Online

Consulta IPVA – O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, que é popularmente conhecido pela sua sigla IPVA, é um dos impostos que mais dor de cabeça concede aos contribuintes brasileiros.

Consulta IPVA - Como Consultar o IPVA 2014 2015 Online

(Foto: Divulgação) Consulta IPVA e Pagamento IPVA

E por esse motivo, a consulta IPVA é fundamental para a maior parte das pessoas que possuem veículos automotores, já que se trata de um imposto compulsório, ou seja, obrigatório.

Como fazer a consulta IPVA?

Por se tratar de um imposto estadual, somente os estados e o Distrito Federal podem instituir e cobrar o IPVA de seus contribuintes.

E a consulta IPVA pode ser feita nos sites oficiais de cada estado da federação, como por exemplo, em São Paulo, que é feita diretamente no portal oficial na web da Secretaria da Fazendo do Governo do Estado de São Paulo.

Lá é possível verificar se o veículo está regularizado nos anos anteriores, e verificar quando e quanto irá pagar nesse ano, de modo bem simples e prático, bastando acessar a página e clicar na aba que dá opção consulta de débitos do IPVA.

A importância de ter o IPVA em dia

É fundamental que a pessoa realize a consulta IPVA e mantenha os pagamentos em dia, para não ter problemas futuramente em relação ao seu veículo.

No entanto, caso o pagamento do IPVA não esteja em dia, não há risco de apreensão do veículo, por exemplo, como pode ocorrer caso o licenciamento não esteja em dia.

Mas independente disso, é importante ter o IPVA em dia, para não ter dores de cabeça futuras. A principal delas, é justamente ligada ao licenciamento do veículo, pois ele só poderá ser feito mediante o pagamento em dia do IPVA.

Outro problema para quem não paga o IPVA em dia é a multa por atraso, que poderá ser “salgada”, atingindo até 20% do valor originalmente estipulado para o imposto.

Com isso, cresce a importância de se ter em mente que realizar a consulta IPVA é essencial para evitar problemas com a justiça.

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *